A Prefeitura de São João da Barra, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realiza no dia 26 de setembro, às 14h, a solenidade de entrega de certificados para os 50 jovens e adolescentes, de 14 a 24 anos, que concluíram o Projeto Jovem Alerta. O evento será no Auditório Municipal, no prédio da Prefeitura, com a presença de autoridades e convidados.
O projeto teve duração de dois meses e contou com aulas ministradas por professora do CIEE em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). As atividades foram realizadas em dois locais: Casa da Juventude, na Sede, e Colégio Estadual João Coelho, em Cazumbá, no quinto distrito.
O objetivo foi facilitar a inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social, além de promover o desenvolvimento humano. Os participantes tiveram orientação sobre temas como:
- Juventude e Trabalho,
- Empreendedorismo,
- Economia Social,
- Elaboração de Currículo,
- Postura em Entrevistas,
- Saúde na Juventude e
- Linguagem no Mundo do Trabalho.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Pontes, o projeto é um investimento no futuro dos jovens e no desenvolvimento da cidade.
“Além de cursos e oficinas, o Jovem Alerta prepara para o mercado de trabalho, estimula o empreendedorismo, ensina a lidar com desafios e promove o protagonismo juvenil”, destaca.
Dos 50 participantes, nove já foram encaminhados para processos seletivos de Jovem Aprendiz e Estágio. Os demais continuam cadastrados no portal do CIEE e serão chamados assim que surgirem novas oportunidades.

