A Câmara Municipal de São João da Barra realiza, nesta quinta-feira (30), a eleição do Programa Parlamento Jovem, que tem como objetivo promover a vivência do processo legislativo e incentivar o protagonismo político entre os estudantes do município. A iniciativa vai eleger 13 jovens vereadores — número equivalente ao de parlamentares da Casa — que exercerão mandato simbólico por uma semana.
No total, 64 alunos estão na disputa, representando 11 escolas da rede municipal de ensino, além de unidades da rede particular. A votação será das 8h às 17h, nas próprias escolas, por meio de voto secreto. A apuração ocorrerá logo após o encerramento, na sede do Legislativo.
Os estudantes da rede municipal participantes pertencem às seguintes escolas:
- 1º Distrito: E.M. Domingos Fernandes da Costa
- 2º Distrito: E.M. Dr. Newton Alves
- 3º Distrito: CMEA II – Grussaí e E.M. Amaro de Souza Paes
- 4º Distrito: E.M. João Flávio Batista
- 5º Distrito: E.M. Luiz Gomes da Silva Netto, E.M. Chrisanto Henrique de Souza, E.M. Manoel Alves Rangel, CMEA I – Mato Escuro e E.M. Luiz Délio de Mendonça
- 6º Distrito: E.M. Elysio de Magalhães
Também participam da eleição as seguintes escolas particulares: Unidade de Conceito PH, Centro Educacional Rico Talento, Colégio Cenecista São João Batista, Colégio Eucarístico e Centro Educacional Pequena Isa.
Serão eleitos um representante por escola particular e representantes distritais das escolas públicas, respeitando o equilíbrio geográfico: quatro jovens do 1º distrito, um do 2º, três do 3º, um do 4º, três do 5º e um do 6º. Os segundos candidatos mais votados serão os suplentes.
Os eleitos tomarão posse no dia 10 de novembro, em sessão solene na Câmara, e participarão de uma semana legislativa, até o dia 14, com atividades práticas, debates e votações simuladas. Antes disso, todos — inclusive os suplentes — passarão por capacitação sobre o funcionamento do Poder Legislativo.
O secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, destacou a importância da iniciativa:
“O Parlamento Jovem é uma oportunidade valiosa para que nossos estudantes vivenciem, na prática, o exercício da cidadania e compreendam o funcionamento do poder Legislativo. Essa iniciativa estimula o protagonismo juvenil, o senso crítico e a responsabilidade social, valores fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.”
O Parlamento Jovem de São João da Barra, criado em 2015, já integra o calendário cultural e educativo do município, fortalecendo a relação entre a escola e o poder público.
Fonte:
Prefeitura de São João da Barra

