Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Grupo Teatral Kimera, com o apoio da Prefeitura de São João da Barra (SJB), por meio da Secretaria de Cultura, realizará o espetáculo gratuito “Messori: 1888”.
A apresentação em praça pública ocorrerá nesta sexta-feira, 21 de novembro, às 16h, na Praça São João Batista, na sede do município.
A peça é uma criação que se inspira no poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves. O objetivo é traçar um paralelo entre a vida do povo preto no passado e no presente, resgatando as feridas históricas e questionando as realidades sociais que ainda persistem.
O diretor do Grupo Teatral Kimera, Weberson Azeredo, explicou que a ideia de realizar a apresentação em praça pública após o Dia da Consciência Negra é oportunizar a presença de um público maior.
“A peça faz um paralelo entre a vida antiga e atual das pessoas pretas, e por mais que o tempo tenha passado algumas coisas ainda não mudaram na sociedade,” afirmou Azeredo.
O espetáculo é descrito como um entrelaçamento de narrativas de resistência e identidade do povo preto, utilizando palavras, cantos, danças e memórias. A sinopse destaca que a cena se transforma em “território de luta, celebração e ancestralidade, onde o passado é revivido e o presente, questionado com força e poesia”.
O elenco é composto por Arthur Lima, Esther, Herick Alexandre, Karol Cruz, Kleber ‘Rebelk’ Severo, Lucas Aguiar, Paulo Avelar e Rhayssa Pequeno.
Outras Apresentações
O espetáculo também terá duas apresentações prévias:
- Segunda-feira, 17 de novembro, às 17h30: IFF-Campos.
- Quarta-feira, 19 de novembro, às 16h30: IFF-São João da Barra.
Crédito: PMSJB


