Município Foi Convidado pelo Inea para Apresentar sua Experiência Referência na Análise do Cadastro Ambiental Rural no Museu do Amanhã, no Rio.
A Prefeitura de São João da Barra (SJB), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, marcou presença no 1º Encontro Estadual do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), realizado nesta segunda-feira, 1º de dezembro, no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro.
SJB foi convidada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para apresentar sua experiência, sendo reconhecida como referência estadual na análise do CAR. Este reconhecimento é resultado da governança ambiental e do trabalho estruturado que o município vem consolidando desde a formalização do Termo de Cooperação com o Inea e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas).
CAR como Ferramenta de Planejamento
A secretária de Meio Ambiente, Marcela Toledo, foi palestrante no Painel 2 – Interoperabilidade do CAR, onde apresentou o tema “CAR como Ferramenta de Planejamento: Conectando Dados Ambientais às Políticas Municipais”.
Durante a apresentação, a secretária destacou como a análise municipal do CAR tem sido fundamental para subsidiar diversas políticas públicas, tornando-as mais precisas e alinhadas ao planejamento territorial e climático de SJB.
Os avanços obtidos com o CAR no município incluem o subsídio a:
- Plano Municipal da Mata Atlântica.
- Estudos de erosão costeira e macrodrenagem.
- Planejamento climático e gestão das Unidades de Conservação.
- Futuros programas estruturantes, como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a criação de RPPNs.
Marcela Toledo reforçou que a experiência posiciona São João da Barra como um dos municípios mais estruturados do estado na integração de dados territoriais e planejamento baseado em evidências. Ela agradeceu a cooperação com o Inea, que tem sido determinante para fortalecer a autonomia técnica e a governança local.
Crédito: PMSJB



