O Projeto Artesanato de São João da Barra (SJB) está marcando presença na 36ª Feira Nacional de Artesanato 2025, que ocorre no Expominas, em Belo Horizonte. Considerada uma das maiores vitrines do artesanato brasileiro, a feira teve início nesta quarta-feira, 4 de dezembro, e conta com a participação de 10 artesãs de SJB.
O tema central do evento deste ano é a sustentabilidade, destacando a importância de práticas culturais e produtivas que visam um futuro mais justo e solidário.
As artesãs de SJB participaram de diversas atividades voltadas para o tema, incluindo:
- Dinâmicas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
- Dicas sobre o plantio de árvores frutíferas.
- Oficinas de artesanato utilizando materiais reciclados.
A coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, Vania Pantoja, explicou que a participação foi direcionada às artesãs que desenvolvem trabalhos com foco na preservação ambiental e técnicas que promovem o uso consciente de recursos naturais. “Priorizamos as artesãs que atuam no Espaço Ecoarte, que incentiva a produção de peças sustentáveis e criativas”, destacou Pantoja.
A artesã Joyce Nério, que trabalha com biojoias, teve a oportunidade de se encontrar pessoalmente com mestres que lhe oferecem mentorias online sobre design e cuidados com sementes, essenciais para suas criações. Segundo Joyce, o encontro foi “emocionante” e inspirador para continuar produzindo biojoias que unem beleza e respeito ao meio ambiente.
Crédito: PMSJB

