Jovens participantes da terceira edição do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), em São João da Barra (SJB), receberam seus certificados de conclusão nesta quinta-feira, 11 de dezembro. O curso de qualificação, com duração de quatro meses e carga horária de 320 horas, foi voltado para adolescentes de 15 e 16 anos que buscam se preparar para o mercado de trabalho.
O PTPA é uma iniciativa desenvolvida no município pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) em colaboração com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Conteúdo Programático e Acompanhamento
As aulas foram realizadas na E.M. Domingos Fernandes da Costa e incluíram diversos módulos que visam o desenvolvimento integral dos jovens:
- Matemática e Raciocínio Lógico;
- Português e Redação;
- Técnica, Tecnologia e Mídias Sociais;
- Teatro, Música e Produção Artístico-Cultural;
- Humanidades Aplicadas;
- Noções Administrativas e Financeiras;
- Resiliência.
Segundo a coordenadora do programa em SJB, Kellen de Souza Carneiro, os alunos também participaram de rodas de conversas e visitas técnicas, todas direcionadas ao mercado de trabalho.
O Diretor de Infância e Adolescência da Secretaria de Assistência, Mayck Lalanga, destacou que a parceria fortalece as políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal em prol da juventude.
O estudante Paulo Vitor, de 16 anos, morador de Grussaí, relatou a importância da oportunidade: “Me sinto mais preparado, os professores foram muito importantes durante as aulas, sempre com muita paciência, nos incentivando e mostrando nosso potencial. Fiz novos amigos também, gostei muito de participar”.
É importante destacar que, mesmo após o fim da qualificação, os jovens continuam recebendo acompanhamento psicossocial do programa até completarem 18 anos.
Crédito: PMSJB
