Inaugurada há um mês, a “Sala Rosa” na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Cajueiro, em São João da Barra (SJB), já se consolidou como um ponto crucial na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no município. A unidade, que conta com um mamógrafo de última geração, já realizou cerca de 150 atendimentos, com uma média de 40 novos exames semanais.
A radiologista Rebecca Waked, responsável pelo equipamento, demonstrou satisfação com a alta procura: “A mamografia é muito importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama, então pedimos que as mulheres com mais de 40 anos não deixem de se cuidar e venham fazer o exame”.
Agendamento e Logística
A “Sala Rosa”, inaugurada em 8 de outubro, está estrategicamente localizada na unidade Elizabeth Gomes Rodrigues, no quarto distrito, à margem da BR-356. O serviço absorve pacientes encaminhadas de diversas localidades para a realização do exame.
- Atendimentos: Todas as terças e quintas-feiras.
- Agendamento: É feito diretamente nas unidades de saúde locais (ESF e UBS), facilitando o acesso da população.
- Laudos: O laudo fica pronto em um prazo de 20 dias, após análise de um médico radiologista. Casos emergenciais têm prazo diferenciado.
A secretária municipal de Saúde, Arleny Valdes, destacou que a aquisição do mamógrafo, mantido com 100% de recurso municipal, foi feita por meio de uma emenda impositiva do vice-prefeito Chico da Quixaba (quando ainda era vereador), com complementação da Prefeitura.
Moradoras como Alessandra Santos Silva (Açu, 52 anos) e Leda Guedes (Degredo, 54 anos) expressaram felicidade pela acessibilidade e importância do equipamento no município, eliminando a necessidade de deslocamento para outras cidades.
Protocolo e Prevenção
A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Márcia Abreu, explicou o fluxograma de acompanhamento das pacientes:
- A mamografia como método de rastreamento reduz a mortalidade em 25%.
- Em caso de alterações, a paciente é encaminhada imediatamente para avaliação com mastologista e exames complementares (ultrassonografia/RNM das mamas/core biópsia).
- A paciente recebe acompanhamento de equipe multidisciplinar.
Seguindo o protocolo atualizado do Ministério da Saúde, a mamografia é recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, a cada dois anos, mesmo sem sintomas.
Em paralelo, durante o Outubro Rosa, a Prefeitura disponibilizou cerca de 150 mamografias e quase 100 ultrassonografias de mama em uma unidade móvel na Sede e no Açu, por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte e Noroeste Fluminense.
Crédito: PMSJB




