Devolução dos recursos depende da análise das instituições envolvidas e da existência de saldo na conta do usuário recebedor, informou o Banco Central.
A partir desta quarta-feira, 1º de outubro, às instituições financeiras liberaram uma nova funcionalidade no ambiente PIX de seus aplicativos: um botão de contestação automática.
Essa ferramenta permite que transações suspeitas sejam facilmente contestadas sem a necessidade de falar com um atendente. Segundo o Banco Central (BC), o objetivo é garantir rapidez e acessibilidade para que os usuários possam reclamar de fraudes, golpes ou cobranças indevidas.
“O principal objetivo do autoatendimento é garantir agilidade na contestação”, explicou o BC.
Essa será a maneira mais direta para o usuário solicitar a devolução de valores roubados por meio de fraude. Ao usar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) por autoatendimento, o processo se torna mais rápido e eficiente.
O BC destaca que a velocidade é crucial: quanto mais rápido a contestação for feita, maior a chance de o dinheiro ainda estar na conta do fraudador, aumentando a possibilidade de recuperação dos valores para a vítima.

