Dois projetos foram escolhidos para representar São João da Barra na 19ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Fecti), que acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) – Campus Maracanã, no Rio de Janeiro.
A seleção ocorreu durante a XIII Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femucti), realizada na última quinta-feira (23) no Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Ensino Fundamental
Na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais, o primeiro lugar foi conquistado pela E.M. Manoel Alves Rangel, da localidade de Quixaba, com o projeto “Reutilização da fibra de casca de coco verde para filtros de poços artesianos”.
O segundo lugar ficou com o projeto “Ecorevitaí: conectando saberes”, da E.M. Manoel Ducas de Brito, de Caetá. Já o terceiro lugar foi da E.M. Luís Délio Mendonça, de Campo de Areia, com o trabalho “Produção de armadilhas para controle de pragas e reutilização de garrafas PET”.
Os dois primeiros colocados representarão o município na Fecti 2025, enquanto o terceiro participará como visitante.
Os alunos Ana Luiza Barreto, Ana Luiza de Azevedo e Pedro Arthur Azevedo, vencedores da Femucti, destacaram a importância da conquista:
“Estamos felizes por estar aqui e por termos conquistado o primeiro lugar. Esse reconhecimento nos motiva a continuar estudando e acreditando que a ciência pode mudar o mundo. Agradecemos todo o apoio da nossa orientadora, a professora Jéssica Tardin.”
Ensino Médio
Na categoria Ensino Médio, o Instituto Federal Fluminense (IFF) conquistou o primeiro lugar com o projeto “SJBoats em ação”.
O segundo lugar foi para o projeto “IFF SJBytes: monitoramento climático em SJB”, e o terceiro lugar ficou com “Ciência em ação: foguetes PET e educação ambiental”. Assim como na categoria anterior, apenas os dois primeiros seguirão para a etapa estadual.
Incentivo à educação e à pesquisa
O secretário de Educação, Daniel Damasceno, ressaltou o papel das feiras científicas como instrumento de aprendizado e transformação:
“A educação que sonhamos é dinâmica, viva, que coloca o aluno como protagonista e trata das demandas da vida real, dentro e fora da escola. A Feira do Meio Ambiente e a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação são exemplos dessa educação transformadora que estamos construindo juntos. Que essas feiras continuem sendo a nossa marca, o nosso orgulho, e que, no governo Carla Caputi, sigamos transformando sonhos em realidade.”
A Femucti é uma iniciativa da Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e diversas instituições e empresas, como SPE, Ecos, IBW, Arte Peixe, Praia com Vida, Marinha do Brasil, Ferroport, Cecierj, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e o Clube de Astronomia Louis Cruls.
Crédito:
Com informações da Prefeitura de São João da Barra


























