São João da Barra (SJB) contará, a partir desta terça-feira, 9 de dezembro, com a Sala Lilás SJB. O espaço será um Centro Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente dedicado ao acolhimento humanizado, escuta especializada e proteção de vítimas de violência física e sexual, com foco na faixa etária infantojuvenil.
A inauguração, com a presença da prefeita Carla Caputi, ocorrerá às 9h no Centro Municipal de Emergência Dr. Pedro Otávio Enes Barreto, que foi o local escolhido para abrigar a Sala, garantindo o funcionamento 24 horas.
Centralização e Proteção
A criação da Sala Lilás foi anunciada pela prefeita Carla Caputi após diálogos com representantes das secretarias municipais e o grupo Equipe Sofia, que luta contra a violência infantojuvenil.
O novo equipamento somará forças à rede de proteção já existente no município (envolvendo Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, e Segurança). A principal ideia é centralizar o atendimento, dando mais celeridade e oferecendo um espaço de total sigilo para as vítimas.
“É mais um passo firme na construção de uma São João da Barra que acolhe, protege e abraça nossas crianças e adolescentes com todo o amor e responsabilidade que eles merecem. […] É um ambiente pensado para ser refúgio, amparo e recomeço,” destacou a prefeita Carla Caputi.
A Sala Lilás se articulará com o Projeto de Prevenção e Enfrentamento à Violência Infantojuvenil, que já é realizado nas escolas desde 2024, reforçando a integração entre todas as secretarias que formam a rede de atendimento.
Crédito: PMSJB

