Município lidera no Norte Fluminense e registra 93,4% de acertos em avaliação de qualidade contábil e fiscal
São João da Barra conquistou a quarta colocação no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que compara o desempenho de todas as cidades brasileiras na aplicação de conceitos contábeis e fiscais. Entre os 92 municípios fluminenses, SJB é o mais bem colocado do Norte Fluminense e figura entre os mil primeiros no país, que conta com 5.570 cidades.
No último ano, o município alcançou 159.728 pontos, atingindo 93,4% de acertos nas informações avaliadas. O desempenho destaca a qualidade, transparência e consistência dos dados enviados pela Secretaria Municipal de Fazenda ao Tesouro Nacional. No estado, São João da Barra ficou atrás apenas de Saquarema, Rio de Janeiro e Maricá.
A prefeita Carla Caputi agradeceu pessoalmente à equipe da Fazenda Municipal, em reunião realizada na quarta-feira (17).
“É gratificante saber que temos uma equipe de excelência, comprometida com uma gestão transparente e responsável. Esse resultado demonstra que manter as contas equilibradas, mesmo em tempos de desafios, garante que possamos cuidar das pessoas e manter nossas ações”, afirmou.
O secretário de Fazenda, Aristeu Neto, ressaltou que a boa performance fortalece a credibilidade do município:
“Isso demonstra solidez na gestão fiscal, com dados contábeis que refletem a realidade financeira. Além de destacar São João da Barra no ranking, o resultado é um atrativo para novos investimentos e empreendimentos industriais.”
O destaque no Ranking Siconfi reforça outro reconhecimento recente: a cidade foi classificada como gestão de excelência na edição 2025 do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Nesse estudo, São João da Barra aparece como a segunda melhor do Norte Fluminense e a quinta no estado, entre 83 municípios avaliados.

