Em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro), a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra (SJB) iniciou a Semana da Igualdade Racial.
Atividades Já Realizadas (17 e 18 de Novembro)
- Segunda-feira, 17: A programação teve início no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Açu, com a roda de conversa “Vozes Negras: Resistência e Protagonismo Feminino”. O evento foi mediado pelo Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do IFF e reuniu mulheres pretas de diversas localidades como Açu, Barcelos, Quixaba, Mato Escuro, Barra do Jacaré e Campos dos Goytacazes. A coordenadora municipal de Igualdade Racial, Cristiane Monteiro, ressaltou a inspiração em Zumbi e Dandara para lutar por mais políticas públicas.
- Terça-feira, 18: Foi realizado o Dia da Beleza Negra na Casa da Juventude, na sede do município, com o tema “Beleza Ancestral: Tranças, Identidade e Autoestima”. O evento contou com a confecção de tranças (pela professora Rhayssa Ribeiro e alunos) e maquiagem (pelo professor Jhonivan Bastos e alunos).
Evento Destaque Desta Quarta-feira (19 de Novembro)
- Quarta-feira, 19 (14h): O ponto alto da semana acontece no Auditório Municipal com a entrega do Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares. Serão homenageados 10 mulheres e 10 homens da comunidade que se destacam na luta pela igualdade racial, na valorização da identidade negra e na preservação da cultura afro-brasileira no município.
Evento Complementar (Teatro)
Ainda no Mês da Consciência Negra, o Grupo Teatral Kimera, com apoio da Secretaria de Cultura, realiza o espetáculo gratuito “Messori: 1888”, inspirado no poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves.
- Quarta-feira, 19 (16h30): Apresentação no IFF-São João da Barra.
- Sexta-feira, 21 (16h): Apresentação gratuita em praça pública na Praça São João Batista, na sede.
Crédito: PMSJB



