A segurança pública de São João da Barra (SJB) celebrou os resultados positivos de 2025 em uma solenidade de reconhecimento realizada nesta quinta-feira, 4 de dezembro, no auditório da Prefeitura. Profissionais de diversos setores foram homenageados como destaques operacionais do ano.
O Major Wanderson Soares, Chefe de Planejamento e Operações do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), apresentou dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) que comprovam a eficácia da atuação integrada no município.
Indicadores de Eficácia e Investimentos
- Baixa Criminalidade: SJB possui um dos menores índices de criminalidade do Estado do Rio de Janeiro e é considerado um dos municípios mais tranquilos para se viver, apesar do crescimento populacional.
- Roubo de Carga: Não há registro de nenhuma ocorrência de roubo de carga no município.
- Prisões em Flagrante: As prisões em flagrante atingiram a marca de 194 (antes do fim de 2025), superando todo o ano de 2024, quando foram registradas 143 prisões. Muitas dessas prisões estão relacionadas ao combate ao tráfico de drogas.
O Major Wanderson Soares atribuiu os resultados ao pioneirismo de SJB na adesão ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e aos investimentos da Prefeitura, que incluem:
- Implantação de câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas.
- Adesão ao programa “190 Integrado”.
- Funcionamento de cinco Bases Integradas de Segurança em diferentes distritos.
O Major agradeceu a parceria em nome do 8º BPM e do comandante, Tenente-Coronel Arthur Barbosa.
Reconhecimento e Atos de Heroísmo
O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, e o Chefe de Gabinete, Rodrigo Florencio (representando a prefeita Carla Caputi), destacaram a importância da atuação com inteligência para garantir uma população mais protegida.
Anderson Campinho mencionou e parabenizou o trabalho de todos os órgãos vinculados à Secretaria, como o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), Defesa Civil, Fiscalização e Postura, Correição de Animais e a Guarda Civil Municipal.
Entre as atuações de destaque, houve menção especial a dois casos de socorro a bebês engasgados por agentes da Guarda Municipal. O guarda Willian Barcellos Batista, um dos homenageados, expressou que o reconhecimento é secundário à gratificação de poder ajudar, utilizando a manobra de Heimlich.
Também estiveram presentes na solenidade o comandante da Guarda Municipal, Jonas Figueiredo, e o coordenador municipal de Defesa Civil, Marcos Sá.
Crédito: PMSJB
