A Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra (SJB) realizou, nesta quinta-feira (25), no Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, uma programação especial voltada aos profissionais da rede de ensino. O evento reuniu cerca de 350 educadores em três atividades: o V Seminário de Alfabetização, a V Mostra Psicopedagógica e uma etapa da Formação Continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Participaram professores da pré-escola e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de mediadores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos.
Seminário de Alfabetização
Organizado pela Coordenação Pedagógica, o encontro abordou práticas e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, com incentivo ao uso de jogos e metodologias ativas. O objetivo é fortalecer o compromisso da rede municipal com a alfabetização na idade certa.
A professora Elaine Constant ministrou a palestra “Alfabetização: aprender, jogar e avaliar”. Durante o seminário, também foram exibidos vídeos com boas práticas de professores e houve apresentação cultural da peça Sítio do Pica-Pau Amarelo, encenada por alunos do 1º ano da Escola Municipal Chrisanto Henrique Souza.
Mostra Psicopedagógica
Com organização da Coordenação de Psicopedagogia, a Mostra apresentou estratégias de intervenção da Psicopedagogia Institucional Aplicadas em Turmas (PIAT), desenvolvidas em todas as unidades escolares do município. Foram expostos materiais de estimulação e as habilidades trabalhadas com os alunos.
Formação Continuada – CNCA
A programação incluiu também uma etapa da Formação Continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que garante a unidade das ações pedagógicas da rede e visa assegurar a alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.
As atividades foram divididas em trilhas específicas:
- 1º e 2º ano: uso de jogos educativos para apropriação da leitura e escrita;
- 3º ao 5º ano: planejamento do trabalho pedagógico;
- Coordenadores pedagógicos e equipe técnico-pedagógica: ferramentas de acompanhamento e orientação;
- Diretores: planejamento e gestão do ambiente alfabetizador.
Educação de qualidade como prioridade
“O Seminário, a Mostra Psicopedagógica e a Formação Continuada representam a união de esforços em prol de uma educação de qualidade. Ao investir em metodologias ativas, jogos e práticas inovadoras, proporcionamos mais significado ao ensino e tornamos a aprendizagem das nossas crianças mais efetiva e prazerosa”, destacou o secretário de Educação Daniel Damasceno.
Também participaram do evento a coordenadora pedagógica do Ciclo Alfabetizador, Luciana Paula, a coordenadora geral Janaína Monteiro e a coordenadora de Psicopedagogia, Regina Barros, junto com suas equipes.

