Desde segunda-feira (22), a Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada da Secretaria de Estado de Saúde está em Rio das Ostras para atender a demanda reprimida de exames do município — incluindo pacientes que aguardam desde 2024 — e também os casos atuais em regulação pelo COGA (Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria).
O Tomógrafo Móvel ficará instalado até o dia 4 de outubro, na Praça José Pereira Câmara, no Centro.
De acordo com a Prefeitura, os exames são feitos somente com encaminhamento médico e agendamento prévio pelo COGA. Pacientes que já entregaram seus pedidos estão sendo convocados para agendamento. Quem mudou de endereço precisa atualizar o cadastro na Coordenadoria.
A subsecretária de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Rosimeri Azevedo, informou que a meta é realizar cerca de 50 exames por dia na primeira semana e chegar a 100 exames diários na semana seguinte.
— “A tomografia de múltiplos detectores tem alta sensibilidade e é indicada para identificar lesões de trauma, tumores e processos infecciosos. O diagnóstico é rápido e preciso, permitindo um tratamento mais adequado”, destacou a subsecretária.
O serviço reforça a importância do acesso ágil a exames de imagem, ajudando a reduzir filas e garantir um atendimento mais eficiente à população de Rio das Ostras.