O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, solicitou nesta terça-feira (28) à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), órgão do Ministério da Justiça, a transferência de 10 detentos de presídios do Rio para unidades federais.

O pedido se baseia na acusação de que esses detentos lideraram, de dentro da cadeia, as ações que causaram caos na cidade, como o bloqueio de pistas e o sequestro de ônibus em diversos pontos.

Mais cedo, o governador Castro manteve contato com a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e com o ministro Rui Costa (Casa Civil) para discutir a Operação Contenção realizada nos Complexos do Alemão e da Penha.

A Operação Contenção, que ainda não havia sido finalizada na noite de terça, resultou em 64 mortos (incluindo quatro policiais) e 15 policiais civis e militares feridos. Na ação, foram apreendidos 93 fuzis e realizadas 86 prisões. Agentes do Bope seguiam em confronto com criminosos na área de mata, na localidade conhecida como Vacaria, no Complexo do Alemão.

Castro afirmou ter sido bem recebido pelos ministros federais, que ofereceram ajuda. O governador ressaltou que não acredita que segurança se faz “politizando”, e que “qualquer ajuda que o governo federal quiser dar dentro do que a gente necessita, será bem-vinda”.

O governador defendeu a ação policial, alegando que não houve precipitação e que a operação visava cumprir mandados judiciais, sendo fruto de uma investigação de mais de um ano e um planejamento de 60 dias, que contou com a participação do Ministério Público estadual e cumpriu todos os preceitos da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

O sindicato Rio Ônibus informou que 71 coletivos foram usados como barricadas em vários pontos da cidade, com o objetivo de impedir a atuação das forças de segurança do Estado.


Crédito: Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil

Share.
Leave A Reply

© 2026 AgenciaNF. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

error: O conteúdo é protegido!!
Exit mobile version