Mais de 4,81 milhões de candidatos farão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) neste próximo domingo (9). Os participantes enfrentarão a prova de redação e mais 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para um bom desempenho, o desafio vai além do conhecimento. O tempo de prova de 5 horas e 30 minutos exige gestão eficaz. O pedagogo e professor de história Glauco Pinheiro, do Rio de Janeiro, recomenda que o candidato dedique de uma hora a uma hora e meia para montar e transcrever a redação antes de avançar para a prova objetiva.

A Coerência da TRI

A principal recomendação do professor é não chutar as questões por falta de tempo. Isso se deve ao cálculo da nota, que é feito a partir da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A TRI não se baseia na quantidade bruta de acertos, mas sim na coerência das respostas corretas do participante. O modelo matemático busca identificar a consistência do conhecimento do candidato, considerando o grau de dificuldade de cada questão.

“Espera-se que participantes que acertaram as questões difíceis devam também acertar as questões fáceis, pois, entende-se que a aquisição do conhecimento ocorre de forma cumulativa, de modo que habilidades mais complexas requerem o domínio de habilidades mais simples”, explica o Inep.

Por isso, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos podem ter notas diferentes, dependendo de quais questões (fáceis, médias ou difíceis) foram acertadas ou erradas, indicando ou não a coerência pedagógica esperada.

Variáveis da TRI

Cada questão, ou item, leva em consideração três variáveis (parâmetros) no cálculo total da nota:

  • Parâmetro de Discriminação: O poder da questão de diferenciar quem domina a habilidade de quem não domina.
  • Parâmetro de Dificuldade: Quanto mais difícil a questão, maior seu valor na pontuação.
  • Parâmetro de Acerto Casual: A probabilidade de o participante acertar a questão por meio de um “chute”, sem domínio do tema.

Chutar ou Deixar em Branco?

Apesar de desestimular o chute, o Inep afirma que sempre é melhor responder à questão do que deixá-la em branco, pois uma questão correta sempre aumentará a nota, enquanto uma questão em branco é corrigida como errada.

Datas Importantes

  • 1º Dia de Prova (9 de novembro): Redação e 90 questões de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas.
  • 2º Dia de Prova (16 de novembro): Matemática e Ciências da Natureza.
  • Divulgação dos Resultados: Janeiro de 2026.

Crédito: Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Share.
Leave A Reply

© 2026 AgenciaNF. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

error: O conteúdo é protegido!!
Exit mobile version