Entrega da reforma da ESF e anúncio de novos serviços também marcaram a solenidade nesta quarta-feira (8)
São João da Barra deu mais um passo importante na saúde pública, especialmente no cuidado com as mulheres, ao inaugurar nesta quarta-feira (8) a “Sala Rosa”, espaço com mamógrafo instalado na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Cajueiro.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Carla Caputi, do vice-prefeito Chico da Quixaba, vereadores, secretários municipais e moradores da comunidade. Na ocasião, também foi entregue a reforma completa da unidade, que leva o nome de Elizabeth Gomes Rodrigues.
Ampliação de serviços e centro de fisioterapia
Durante o evento, a prefeita anunciou que o atendimento odontológico da ESF de Cajueiro passará a funcionar todos os dias.
Ela também informou que o espaço foi adaptado para receber, nos próximos meses, um centro de fisioterapia.
Caputi destacou ainda a localização estratégica da unidade — à margem da BR-356 —, que permitirá atender pacientes encaminhados de outras localidades para a realização de mamografias, reforçando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Estou muito feliz por mais essa entrega à nossa população. Esse resultado é fruto do esforço conjunto de várias pessoas. Vamos espalhar essa boa notícia do nosso mamógrafo e continuar avançando, porque ninguém faz nada sozinho”, afirmou a prefeita Carla Caputi, lembrando também dos preparativos para o primeiro hospital público municipal de São João da Barra.
Investimentos e reconhecimento
O mamógrafo foi adquirido com recursos de uma emenda impositiva de Chico da Quixaba, quando ainda era vereador, complementada com investimentos da Prefeitura.
O vice-prefeito destacou o esforço coletivo que tornou o equipamento uma realidade:
“Quero agradecer a Deus por essa conquista, que vai atender nossas mulheres. Temos um governo empenhado em fazer o povo de São João da Barra sorrir cada dia mais”, disse Chico da Quixaba.
A secretária municipal de Saúde, Arleny Valdes, ressaltou o comprometimento da gestão municipal, que hoje investe 36% da arrecadação em Saúde — mais que o dobro do mínimo constitucional de 15%.
“A instalação do mamógrafo é um sonho que se realiza com 100% de recursos municipais, assim como a reforma desta unidade”, destacou Arleny, lembrando que essa é a sétima unidade reformada nos últimos anos, todas com mobiliário novo e ar-condicionado.
Emoção e reconhecimento da comunidade
Representando a comunidade, Carmem Lúcia Rodrigues, irmã da homenageada que dá nome à unidade, agradeceu pela conquista.
“Esses avanços representam um marco para a saúde da nossa comunidade, trazendo mais dignidade, cuidado e acesso ao serviço essencial que todos precisamos”, afirmou.
Entre os presentes estavam a presidente da Câmara, Sônia Pereira, e os vereadores Caio César, Carlos Machado (Kaká), Elísio Rodrigues, Eziel Pedro, Julinho Peixoto, Júnior Monteiro, Léo de Lolô e Rommenik Ribeiro.
Outubro Rosa e ações complementares
Durante a solenidade, profissionais do Programa Saúde da Mulher reforçaram a importância da prevenção do câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa.
Além do novo equipamento fixo, a Prefeitura disponibilizará, nos dias 17 e 18 de outubro, uma carreta itinerante do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte e Noroeste Fluminense, equipada com mamógrafo e ultrassom:
📍 Dia 17: Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino – 8h às 17h
📍 Dia 18: E.M. Chrisanto Henrique de Souza (Açu) – 8h às 17h
Com a atualização do protocolo do Ministério da Saúde, a mamografia passa a ser recomendada a mulheres a partir dos 40 anos, a cada dois anos, independentemente de sintomas.
















